VÍDEO: Avião da Nasa sofre falha e faz pouso 'de barriga' no Texas
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Avião da Nasa pousa de barriga nos EUA
Um avião da Nasa, modelo WB-57, fez um pouso "de barriga" nesta terça-feira (27), no aeroporto de Ellington, em Houston, no Texas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ambos os ocupantes foram resgatados e estão em segurança, segundo a agência. Uma TV local disse que um piloto foi visto saindo da aeronave com a ajuda de equipes de emergência.
A Nasa se limitou a dizer que um problema mecânico impediu o acionamento do trem de pouso da aeronave.
O WB-57, fabricado pela própria agência espacial americana, faz parte do programa de pesquisa de grandes altitudes. Ele é capaz de voar por até 6 horas e 30 minutos a até 19.000 metros de altitude.
Dentre os aviões comerciais, apenas os supersônicos Concorde e Tupolev Tu-144 eram capazes de voar a altitudes próximas. Nenhum deles se encontra em operação atualmente.
"As aeronaves realizam missões de pesquisa desde o início da década de 1970 e continuam sendo um recurso valioso para a comunidade científica", diz a Nasa, sobre o WB-57. "Exemplos de missões incluem ciências atmosféricas e da Terra, mapeamento terrestre, coleta de poeira cósmica, apoio ao lançamento de foguetes e operações de teste para futuros sistemas de transporte aéreo ou espaciais."
"Dois tripulantes ficam posicionados em estações separadas na parte dianteira da fuselagem. A estação do piloto contém todos os equipamentos essenciais para o voo da aeronave, enquanto a estação do operador de equipamentos de sensores contém tanto os equipamentos de navegação quanto os controles para a operação das cargas úteis que estão localizadas por toda a aeronave", explica a agência.
Avião da Nasa pousou de barriga em aeroporto do Texas, nos EUA, em 27 de janeiro de 2026
Redes sociais