Primeiro dia de 2026 será quente, mas com risco de temporais no Vale e região; veja a previsão
01/01/2026
(Foto: Reprodução) Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba
Guilherme Ferraz/TV Vanguarda
O primeiro dia de 2026, nesta quinta-feira (1°), deve ser típico de verão em toda a região do Vale do Paraíba: marcado pelo calor, mas com risco de pancadas de chuva.
De acordo com apuração da reportagem junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as temperaturas máximas seguem altas na data, mas dentro da média para a época do ano.
As cidades com maior população da região - como Taubaté e São José dos Campos - devem chegar aos 31°C.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Confira a previsão do tempo nas cidades da região
Já os municípios mais procurados pelos turistas no verão - como Caraguatatuba a Ubatuba - podem alcançar marcas um pouco superiores: entre 32° e 33° de máxima.
Na Serra da Mantiqueira, onde as temperaturas costumam ser mais amenas, Campos do Jordão deve parar nos 25°C.
Chuva em São José dos Campos.
Marco Fonseca
Risco de chuva forte
Mesmo com o calor presente, a tendência é que o dia seja marcado por sol entre nuvens, por conta da passagem de frentes frias pela região nesta semana.
Estes fenômenos também podem provocar temporais em todas as cidades. A tendência é que a chuva seja registrada em forma de pancada, sem acúmulos significativos.
Mesmo assim, tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quando a Defesa Civil de São Paulo emitiram alertas para o risco de ocorrências provocadas pela chuva.
Segundo o Inmet, há possibilidade de ventos intensos, queda de granizo e árvores, corte de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos.
Já de acordo coma Defesa Civil, entre os dias 1º e 4 de janeiro de 2026, o Litoral Norte de SP está classificado como risco para acumulados muito altos de chuva. Já o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira estão em um nível abaixo de alerta, com previsão de acumulados altos.
Devido à previsão de temporais fortes, o Governo de SP mobilizou o gabinete de crise. Ao longo de toda a semana, os órgãos responsáveis pela resposta às emergências estarão reunidos na sede da Defesa Civil para o atendimento às ocorrências graves.
Orientações de cuidado
Evite trafegar por áreas alagadas, reduza a velocidade em pistas molhadas, mantenha distância segura entre os veículos e, em caso de baixa visibilidade, procure um local seguro para parada.
Para quem estiver na praia, durante temporais, recomenda-se evitar permanecer na faixa de areia, não entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo em locais seguros.
Em caso de raios, a orientação é sair imediatamente da água e se afastar de áreas abertas, inclusive em chácaras, sítios ou áreas de lazer com piscina.
Em caso de chuva forte ou aproximação de tempestades, a recomendação é sair imediatamente da piscina, evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores, postes ou estruturas metálicas e buscar abrigo em locais seguros e cobertos.
Também é importante suspender atividades ao ar livre durante a ocorrência de raios.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina