O Irã é a seleção mais azarada da Copa do Mundo?

  • 28/06/2026
(Foto: Reprodução)
As dificuldades da seleção do Irã na Copa do Mundo Tristeza é algo esperado em uma Copa do Mundo. Por trás de cada momento de glória, há uma história de azar — uma nação lamentando sua sorte e injustiças que levaram à sua queda. Ainda assim, poucas situações se comparam à crueldade que o Irã enfrentou nesta Copa. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Enfrentando desafios sem precedentes antes mesmo de a bola rolar, a equipe dirigida pelo técnico Amir Ghalenoei esteve muito perto da vaga no mata-mata — apenas para vê-la escapar no último momento... não uma, mas duas vezes. Apesar de invicto na fase de grupos, o Irã perdeu a vaga na fase eliminatória por causa do saldo de gols. Mas a história da sua eliminação foi ainda muito pior... Gol salvador do Irã nos acréscimos é anulado Após empates contra Nova Zelândia e Bélgica, o Irã sabia que uma vitória sobre o Egito, em Seattle, garantiria a classificação para o mata-mata. O Irã começou perdendo logo cedo, mas reagiu bem. E embora o atacante Mehdi Taremi tenha perdido um pênalti, Ramin Rezaeian empatou o jogo com um chute preciso, quase sem ângulo. A partida seguiu empatada até os acréscimos do segundo tempo, quando o iraniano Shoja Khalilzadeh marcou um gol após uma confusão na área. O gol foi muito comemorado, com Khalilzadeh tirando a camisa — pelo que recebeu cartão amarelo — e posando para uma foto com óculos escuros. ⚽ No entanto, a alegria logo virou angústia quando o gol foi anulado por impedimento. O impedimento foi no limite — com a ponta do pé de Khalilzadeh ligeiramente à frente do penúltimo defensor do Egito. A partida terminou 1 a 1, o que significava que o Irã teria de esperar pelo desfecho de outros jogos para descobrir se avançaria, pela primeira vez, à fase mata-mata da Copa do Mundo. O Irã perdeu a vaga no mata-mata da Copa do Mundo para o Senegal pelo saldo de gols. GETTY IMAGES via BBC Gol aos 51 minutos do 2º tempo elimina o Irã O Irã teve de esperar até os jogos finais da fase de grupos para descobrir seu destino. Argélia contra Áustria era o confronto decisivo — e uma vitória de qualquer uma das equipes favoreceria o Irã. Um jogo emocionante parecia destinado a terminar 2 a 2, eliminando o Irã, até que Riyad Mahrez arrancou em direção ao gol e colocou a Argélia na frente aos 48 minutos do segundo tempo. Com apenas alguns instantes restantes, o Irã estava novamente muito perto da vaga. Mas o drama não terminou ali. Em um último ataque, a Áustria conseguiu empatar com um cabeceio de Sasa Kalajdzic, a poucos segundos do fim. Pela segunda vez em 24 horas, a alegria do Irã foi tirada no último momento. O saldo de gols superior do Senegal garantiu aos africanos a última vaga entre os terceiros colocados. Já o Cabo Verde, que assim como o Irã havia empatado os três jogos da fase de grupos, avançou em segundo lugar no Grupo H. 'O país anfitrião nos tratou de forma muito injusta' O fato de o Irã ter chegado tão perto da classificação já é notável por si só, considerando os obstáculos únicos que teve de superar. O Irã disputou a Copa do Mundo em meio ao contexto do conflito do país com os EUA e Israel. A base de treinamento da seleção para a Copa foi transferida do Arizona para Tijuana, no México, antes do início do torneio, e a equipe enfrentou restrições de viagem durante toda a competição. O Irã só foi autorizado a entrar nos EUA no dia anterior aos seus dois primeiros jogos e teve de sair novamente no mesmo dia da partida, nos termos de seus vistos. Posteriormente, Ghalenoei descreveu sua equipe como a "mais oprimida" do torneio. Ele disse que o elenco foi "privado" de tempo de preparação e teve "menos da metade" da janela de treinos necessária, enquanto outras equipes desfrutaram de condições normais. Essas restrições de viagem foram flexibilizadas para o jogo em Seattle, permitindo que a equipe chegasse dois dias antes, mas teve de retornar a Tijuana após a partida. Após o jogo, Ghalenoei voltou a expressar sua frustração: "Aos meus jogadores e à equipe, quero dizer que estou orgulhoso deles". "O que estes jovens, estes jogadores fizeram deveria ser registrado na história, porque o país anfitrião nos tratou de forma muito injusta." "Apesar de todos esses problemas, conseguimos ter um bom desempenho e o mundo está orgulhoso dos iranianos e da nossa equipe." "Apelo à Fifa: não deixem que anfitriões tratem jogadores e equipes da mesma forma nas próximas Copas do Mundo."

FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/28/o-ira-e-a-selecao-mais-azarada-da-copa-do-mundo.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Senhor Antônimo

Aline Barros

top2
2. O bom Samaritano

Anderson Freiri

top3
3. Profetizo

Regis Danese

top4
4. Fica Tranquilo

Antonia Gomes

top5
5. Um novo Vencedor

Damares

Anunciantes