Mais um militar russo de alta patente é alvo de atentado; atirador teria se passado por entregador
06/02/2026
(Foto: Reprodução) General russo sofre atentado em Moscou
Um general russo sofreu um atentado a tiros, nesta sexta-feira (6), na frente de casa em Moscou. O estado dele é grave.
Uma vizinha do general conta que acordou com o barulho dos tiros:
“Foram muitos. Eram umas 6h30”.
A cena do crime é um condomínio bem perto de Moscou. O atirador teria chegado disfarçado de entregador de comida e escapou depois dos disparos. O militar foi hospitalizado em estado grave. Vladimir Alexeyev é general de divisão e um dos chefes do departamento de inteligência do país. Mas está sob sanções da União Europeia, acusado de mandar envenenar um ex-agente russo, e também pelos Estados Unidos, por tentar interferir em eleições presidenciais americanas.
Ele foi condecorado por Vladimir Putin por comandar ataques na guerra civil na Síria e tem tido um papel estratégico desde a invasão da Ucrânia em 2022. Em 2023, quando mercenários se rebelaram e marcharam rumo a Moscou, foi o general Alexeyev que negociou o fim do movimento. O chefe desse grupo, Yevgeny Prigozhin, morreu dois meses depois em um misterioso acidente de avião.
Mais um militar russo de alta patente é alvo de atentado; atirador teria se passado por entregador
Jornal Nacional/ Reprodução
O general Alexeyev, depois de muitos anos de serviço e de lealdade ao governo de Vladimir Putin, tem uma lista longa de inimigos. O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, responsabilizou a Ucrânia. Mas, até agora, o governo ucraniano se manifestou.
Essa não é a primeira vez que militares russos de alta patente viram alvos. Em 2024, o chefe do setor nuclear das Forças Armadas, Igor Kirillov, foi assassinado com uma bomba acoplada a um patinete. E, dois meses atrás, um carro-bomba matou o general Yaroslav Moskalik, vice-diretor de Operações.
Seja por disputa interna ou ataque inimigo, os atentados atingem em cheio a autoridade de Vladimir Putin.
LEIA TAMBÉM
Vice-chefe da inteligência militar russa é baleado e ferido em Moscou
EUA pedem na ONU tratado nuclear com Rússia e China; chineses negam, e russos exigem inclusão de europeus