Lula anuncia advogado Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça
Wellington César Lima e Silva assume ministério da Justiça
O novo ministro da Justiça é o advogado Wellington Lima. Ele comandava departamento jurídico da Petrobras.
O presidente Lula chamou Wellington César Lima e Silva ao Palácio do Planalto para ouvir o convite formal. Horas depois, o nome foi anunciado como novo ministro da Justiça.
Wellington Cesar Lima e Silva era o advogado geral da Petrobras. Foi procurador geral da Justiça na Bahia, indicado pelo então governador Jaques Wagner, do PT. Em 2016, no governo Dilma Rousseff, chegou a ocupar o ministério da Justiça por onze dias, mas deixou o cargo por determinação do Supremo Tribunal Federal, que decidiu que seria preciso que Lima e Silva deixasse definitivamente a carreira no Ministério Público.
No início de 2023, se aposentou do Ministério Público para assumir a secretaria de assuntos jurídicos da presidência, subordinada ao ministro Rui Costa. Ficou no cargo até julho de 2025, quando tomou posse na Petrobrás.
Lima e Silva assume no lugar de Ricardo Lewandowski, que pediu demissão na quinta-feira passada. Na carta de demissão, Lewandowski declarou limitação política e de orçamento. Lewandowski não conseguiu aprovar propostas que apresentou para a área, como a PEC da segurança pública e o projeto de lei antifacção.
Agora, o novo ministro assume com a missão de reforçar o combate ao crime organizado.FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2026/01/13/lula-anuncia-advogado-wellington-lima-e-silva-como-novo-ministro-da-justica.ghtml