Dois turistas morrem afogados em praias do litoral de SP
01/02/2026
(Foto: Reprodução) Encontro do Rio Guaratuba com o mar em Bertioga, SP
Mariane Rossi/g1
Dois homens morreram após se afogarem na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, neste domingo (1). Conforme apurado pelo g1 junto ao Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), os casos ocorreram em Bertioga e Praia Grande.
A primeira ocorrência foi registrada no Rio Guaratuba, em Bertioga. A vítima foi identificada como um jovem morador de São Paulo, que não teve a idade divulgada pelo GBMar.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A corporação informou que uma equipe de guarda-vidas foi acionada para atender a ocorrência de um homem submerso. Os profissionais localizaram o turista e o conduziram até a faixa de areia, onde foi constatado um quadro grave de afogamento.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
De acordo com o GBMar, foram iniciadas manobras de reanimação cardiopulmonar, sendo necessário encaminhar o homem ao Hospital Municipal de Bertioga. Apesar dos esforços das equipes, a morte foi confirmada na unidade de saúde.
Os bombeiros destacaram que as circunstâncias do ocorrido serão apuradas pelas autoridades policiais.
A segunda ocorrência foi registrada no mar da praia do bairro Tupi, em Praia Grande. O GBMar afirmou que o trecho é sinalizado, com placas indicativas de áreas de perigo e advertência aos banhistas.
Imagem aérea de Praia Grande, SP
Renato Cobel/Prefeitura de Praia Grande/Divulgação
A vítima foi identificada como um morador de Itaquaquecetuba (SP), de 32 anos. Ele estava no mar com dois familiares quando todos foram surpreendidos por uma corrente de retorno.
Uma testemunha entrou nas águas e conseguiu resgatar os dois familiares do homem e outras três pessoas que estavam em processo de afogamento. Ao retornar para auxiliar o turista, ele já havia desaparecido no mar.
O corpo foi encontrado por guarda-vidas e reconhecido por familiares. O GBMar explicou que ainda não tinha detalhes sobre o local e as circunstâncias em que o homem foi localizado até a última atualização desta reportagem.
Perigo no mar
Salvamar aponta corrente de retorno como uma das causas de afogamento em Salvador
Reprodução/TV Bahia
O GBMar explicou que as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.
De acordo com a corporação, a corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, o GBMar coloca sinalizações com placas vermelhas.
Confira algumas orientações dos bombeiros para fugir de correntezas:
⚠️Não entre no mar em praias com sinalização;
🍹Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas;
🏊♀️Fique com a água abaixo da linha da cintura.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos