Cidade de São Paulo tem recorde de congestionamento no ano em razão da chuva
10/02/2026
(Foto: Reprodução) Trânsito intenso com pontos de congestionamento a Avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo.
MARCO AMBROSIO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A chuva que atinge na cidade de São Paulo desde o início da semana levou a capital paulista a bater o recorde de congestionamento do ano na manhã desta terça-feira (10).
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 7h30 a cidade tinha 1.054 km de lentidão, superando o recorde de 2026 registrado na semana passada, dia 6, quando o congestionamento chegou a 1.053 km às 19h30. A marca foi superada em 1km.
Tempo ruim nesta terça (10)
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o dia amanheceu com tempo instável, que registrou termômetros em média na casa dos 18,3°C na madrugada.
O órgão diz que a terça será "um dia marcado por muitas nuvens, chuva intermitente de fraca intensidade no período da manhã e moderada a forte entre a tarde e o início da noite".
O sol deve aparecer sem predominar no período da tarde, com previsão de máxima ao redor dos 24,0°C e índices mínimos de umidade do ar próximos aos 70%. "Essa condição meteorológica mantém o potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores em função de possíveis rajadas de vento localizadas durante as precipitações", segundo CGE.
Chuva forte atinge a Zona Norte de SP
O banco de dados meteorológicos do CGE mostra que fevereiro acumulou até as 7h desta terça-feira cerca de 106,9 mm de chuva, o que corresponde a 49,2% dos 217,2 mm esperados para o mês.
O CGE diz que as temperaturas voltam a se elevar na cidade apenas no decorrer da semana, com dias mais típicos de verão. Mesmo assim, as pancadas de chuva ocorrem preferencialmente entre o meio e o fim das tardes.
"A quarta-feira (11) deve começar com uma madrugada de céu nublado e temperatura média em torno dos 19,0°C. Ao longo do dia, nebulosidade variável e previsão de temperatura máxima em torno dos 26,0°C, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 60%", diz o órgão.
As pancadas de chuva ocorrem entre o meio da tarde e o início da noite, de forma intermitente e com moderada a forte intensidade em alguns momentos. A umidade do ar segue elevada, com valores entre 60% e 95%.